[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / bant / biz / c / can / cgl / ck / cm / co / cock / d / diy / e / fa / fap / fit / fitlit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mlpol / mo / mtv / mu / n / news / o / out / outsoc / p / po / pol / qa / qst / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / spa / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vint / vip / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y ] [Search | Free Show | Home]

Can I read this without previous literary knowledge on philosophy?

This is a blue board which means that it's for everybody (Safe For Work content only). If you see any adult content, please report it.

Thread replies: 16
Thread images: 1

File: Phaedrus.jpg (5KB, 170x253px) Image search: [Google]
Phaedrus.jpg
5KB, 170x253px
Can I read this without previous literary knowledge on philosophy?
>>
>>9841297
try the redpill instead
>>
>>9841299
What do you mean?
>>
Yeah Plato is one of the more accessible things out there as an introduction to philosophy, though it can be difficult to follow without getting bored if you're totally new, and the Phaedrus is good

You should read commentary afterward so you can get a clear idea of the ideas that were being discussed and their full weight and everything

>>9841316
Ignore it, he spams every thread with /pol/ and /r9k/ stuff because he's mad about misogynists/racists on 4chan
>>
Podes até conseguir, mas vais interpreta-lo de maneira errada. Não se começa a ler Platão ou Aristóteles a partir de suas obras, começa-se primeiramente por ler uma boa história da filosofia e livros de introdução. Se quiseres recomendações eu lhe diria para ler o History of Philosophy do Copleston (Não precisa ser todo, apenas os volumes de filosofia grega antiga) ou o Historia de La Filosofia do Fraile, este é bem maior, mas também bem melhor. Juntamente, leia uma introdução aos pensamentos de Platão como Plato: A Very Short Introduction ou os artigos presentes no Cambridge Companion de Platão. Se quiser também podes ler algum livro curto sobre a história da Grécia antiga.

Mas não tente começar por Platão lendo seus livros logo de cara. Com certeza cairás no erro de interpreta-lo erroneamente e se confundir. Lembre-se de que as pessoas por trás dos livros que eu citei estudaram Platão durante todas sua vida acadêmica, começar filosofia não é algo simples e trivial, mas ao mesmo tempo é algo bem recompensador, apenas procure se dedicar ao máximo e apoiar-se nos ombros daqueles que sabem mais que você, pelo menos no início dos seus estudos.
>>
>>9841376
O meu conhecimento das ideias de Platão, bem como dos principais filósofos da história, são limitados a o que me foi ensinado em um fundamental decente e em um ótimo ensino médio. Isso pode me ajudar de alguma forma?
>>
>>9841397
Infelizmente não. Como eu disse, o estudo das obras de Platão requer tempo ededicação, não dá para ler um livro como Fedro e esperar entender e absorver tudo só com conhecimentos prévios adquiridos durante os tempos de escola. O livro em si não é difícil de se ler, mas o ideal seria adquirir um pouco mais de conhecimento sobre Platão e sobre a história da filosofia (no mínimo da Grécia antiga).

Also, compre a edição traduzida pelo Carlos Alberto Nunes publicada pela Federal do Pará, é a melhor que tem, também está disponível online. Não conheço esta recente da Editora 34 mas duvido muito que seja melhor que a do Nunes.
>>
Anões, desrelacionado com o fio, mas alguém sabe alguma comunidade lusófona online onde podemos discutir literatura e filosofia como aqui?
É muito difícil achar lugares com boas discussões na internet em português
>>
>>9841483
O 55chan tem uma board de literatura, entretanto, é absurdamente parada. Talvez seria possível criar threads em língua portuguesa aqui no 4chan mesmo.

>>9841475
Eu não deveria, então, começar por Sócrates (ou pelos pré-socráticos), como o meme do "start with the Greeks" sugere?
>>
Também procurava um lugar pra discutir literatura em português, principalmente pelas minhas dúvidas sobre as melhores traduções.
O 55chan é bem parado mesmo, infelizmente.

Quais são as melhores traduções dos trabalhos de Platão?
>>
>>9841497
Sócrates não escreveu nada, tudo que temos sobre ele está nos escritos de Platão e em algumas peças onde é citado. Pré-Socráticos é abordado nos livros de história da filosofia que eu recomendei, qualquer outro complemento é aceitável mas não muito necessário.
>>
>>9841508
Acha que a criação de um fórum em português para discussão de literatura daria certo?
>>
>>9841538
Não tenho ideia de quantos usuários brasileiros e portugueses frequentam o /lit/, mas sei que seria de muita utilidade.
>>
>>9841497
>>9841508
O 55 é completamente morto fora do /b/ que, a propósito, é puro câncer.
Acho que vou ter de me contentar com o bom e velho 4folhas.
Mas obrigado, anão.
>>
>>9841538
Seria inundado completamente por pseudos e mortadelas.
Mas vale a pena alguém com a expertise pelo menos tentar.
>>
Um fio aqui no /lit/ seria algo benéfico?

>>9841600
Lá no 55 tinham boas discussões, mas completamente morto como disse outro anão.
Thread posts: 16
Thread images: 1


[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / bant / biz / c / can / cgl / ck / cm / co / cock / d / diy / e / fa / fap / fit / fitlit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mlpol / mo / mtv / mu / n / news / o / out / outsoc / p / po / pol / qa / qst / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / spa / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vint / vip / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y] [Search | Top | Home]

I'm aware that Imgur.com will stop allowing adult images since 15th of May. I'm taking actions to backup as much data as possible.
Read more on this topic here - https://archived.moe/talk/thread/1694/


If you need a post removed click on it's [Report] button and follow the instruction.
DMCA Content Takedown via dmca.com
All images are hosted on imgur.com.
If you like this website please support us by donating with Bitcoins at 16mKtbZiwW52BLkibtCr8jUg2KVUMTxVQ5
All trademarks and copyrights on this page are owned by their respective parties.
Images uploaded are the responsibility of the Poster. Comments are owned by the Poster.
This is a 4chan archive - all of the content originated from that site.
This means that RandomArchive shows their content, archived.
If you need information for a Poster - contact them.