[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / bant / biz / c / can / cgl / ck / cm / co / cock / d / diy / e / fa / fap / fit / fitlit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mlpol / mo / mtv / mu / n / news / o / out / outsoc / p / po / pol / qa / qst / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / spa / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vint / vip / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y ] [Search | Free Show | Home]

What do you know about Portuguese (from Portugal, not Portuguese

This is a blue board which means that it's for everybody (Safe For Work content only). If you see any adult content, please report it.

Thread replies: 157
Thread images: 10

File: Flag_of_Portugal.svg.png (88KB, 1200x800px) Image search: [Google]
Flag_of_Portugal.svg.png
88KB, 1200x800px
What do you know about Portuguese (from Portugal, not Portuguese Language) Literature?

>inb4 The Book Of Disquiet
>>
"Os Lusiadas" and "Os Maisas" are on my to-read list. Sorry Anon, Portugal is a beautiful country with a rich history but as far as the arts go Brazil has surpassed their motherland.
>>
>>9578701
Os Lusiadas, Os Maias, Fernando Pessoa in general, Felizmente Há Luar, Os Cus de Judas, Luiz Pachecos which is kind of like the portuguese Burroughs except without the talent or literary experimentation, Cesario Verde, Gil Vicente, Saramago who is a fucking hack, and probably a lot of others i'm forgetting
>>
>>9578767
>Saramago who is a fucking hack
Explain
>>
>>9578767
Fernando Pessoa isn't exactly a Portuguese writer. He is of English tradition, who wrote sometimes in Portuguese
>>
>>9578767
anon is forgeting sweet bocage and antero de quintal
>>
>>9578701
I know nothing.
>>9578756
Thanks.
>>9578947
Fucking autistic secularist.
>>
Saramago is great but non-iberians will never understand
>>
File: gif.gif (4MB, 500x281px) Image search: [Google]
gif.gif
4MB, 500x281px
Vieira, dicksuckers.
>>
>>9578701
Valter Hugo Mãe.

If you can get past his "I hate capital letters" style, he's pretty good. I've read A Desumanização, A Máquina de Fazer Espanhóis and O filho de Mil Homens, liked them a lot, especially A Desumanização.
>>
>>9578756
Name one thing Brazil hasn't surpassed Poortugal. Economy, sports, arts, everything.
>>
>>9579990
>If you can get past his "I hate capital letters" style
>implying this is a problem at all

Kys disgusting pleb.
>>
>>9580009
>Name one thing Brazil hasn't surpassed Poortugal

In actually being human.
>>
>>9580018
It's annoying.
>>
Eça de Queirós is my guy.

Come discuss the many ways Brazil is superior to Portugal with us.

https://discord.gg/CFmnnDb
>>
>>9580027
>be european
>still 3rd world

Nah, m8.
>>
Except for the obvious picks like Pessoa, Gil Vicente, Samargo, Camoes I really like Walter Hugo Mae
>>
>>9580038
boring
o
r
i
n
g
>>
>>9580030
Guess you never read cummings in your whole fucking life.
>>
>>9580027

cut my middle finger on that edge. fuck
>>
>>9579307
Dude, Pessoa's mantra was literally: my homeland is the Portuguese language.
>>
>>9580605
Language, man, not Portuguese tradition
>>
>>9580214
Also annoying.
>>
>>9581431
Guess you'd have hated to be born before 3rd century ad.
>>
I am terribly ignorant of Portugal and literature in Portuguese in general despite having lived 5 minutes away from the border for a good portion of my life. I have read and enjoyed Pessoa, and I intend to get my hands on Saramago but that's about it.

I wonder if you tugas are as ignorant in regards to Spanish literature as we often are of yours.
>>
>>9578701
Alfonso X
>>
>>9581443
No, we aren't. We have a good education here.
>>
>>9581446
Don't don't be such a touchy faggot. I'm from Spain aswell and I've likely read more Portuguese literature than you've read Spanish.

PD: Literally writing from Lisbon atm.
>>
>>9581503
No, you didn't.
>>
>Portuguese opens a thread about his country
>Portuguese ends crying

Almost like I were on /int/!
>>
>>9581446
Wew lad
>>
>>9581446
So a good education entails reading far more Spanish literature than Portuguese, is what you're saying?
>>
>>9579990
I've only read a desumanização, also liked it a lot. The next portuguese literature i have to read are two books by Antonio lobo Antunes but i and don't remember the names (found them on my mom's book shelf) something with the the word inferno and de other paixão
>>
>>9581577
I look it up: conhecimento do inferno, tratado das paixoes da alma
>>
>>9581443
I don't think we ever touched spanish literature here, not even Cervantes or any other canon classics. It was portuguese stuff for us.
>>
>>9581585
Foda-se, meu! És estúpido ou quê!? Não ves que estamos a mentir para enganar os outros?
>>
>>9581593
Os estamos escuchando
>>
>>9581593
eu sou sempre honesto no 4chan psh, não há necessidade de mentir porque nós somos todos anonimos.
>>
>>9581611
É só para parecemos mais cultos que os sacanas do espanhois
>>
>>9581625
nos estudamos Os Lusiadas e a Mensagem em detalhe, por definição nós já somos mais cultos que os espanhois.
>>
>>9581625
Damn, sure you have a deeply hurt ego.
You are aware that you are perfectly understandable for a Spanish-speaker, aren't you?
>>
>>9581656
honestidade intelectual falta muito em toda a gente neste board, compadre espanhol
>>
>>9581645
Suponho que eles estudem, no secundário, em detalhe, Dom Quixote, e Lope de Vega
>>
>>9581625
E que es mm tuga crl ahahah
>>
Amigos, se eu postar um poema que fiz, vocês o avaliariam?

Obrigado.
>>
>>9581741
Conhecendo o povo aqui, sim, mas não espere algo construtivo.
>>
>>9581741
Sim, arranca mas nao faças pó
>>
>>9581748
Estou pronto.

Pontes

Por sobre a ponte da minha vida
Contemplei ante ao rio do meu riso
Das pedras em minh'alma descarnada
Peixes sob os quais me martirizo

E vi, inócua, a ponte, refletia
Sábia e calma, sobre o rio da vida
O crepúsculo fechava, eu via
E lúgubre via a vida, já corrida

Caindo contra a água eu não sorria
Vertiginosa a velocidade
Me feria, a água esperava, fria

Tocava já o sino da cidade
Minha alma escorrida, já se ria
Vi então um corpo sob a água fria
>>
>>9581751
Respeita a métrica do poema, chavalo

Agora a sério: Não te mates.
>>
>>9581764
Onde eu errei a métrica?

Não pretendo me matar. É só um poema.
>>
>>9581769
>Sábia e calma, sobre o rio da vida
>>
>>9581751
Nao sou o mesmo gajo, mas tb achei que varias de metrica com frequência e principalmente tens mudanças bruscas na métrica que comprometem um bocado a musicalidade do poema
>>
>>9581764
>>9581769
>>9581776
Relendo agora, percebo que errei a métrica em vários momentos. Fixá-lo-ei.

Obrigado
>>
>>9581751
a segunda estrofe está uma merda

espero ter ajudado
>>
>>9581803
Es atrasado mental, nao das informações nem nova nem relevante.
>>
>>9581796

Pontes

Por sobre a ponte da minha vida
Contemplei dante ao rio do meu riso
Nas pedras, minh'alma descarnada,
Peixes sob os quais me martirizo

E vi, inócua, a ponte, refletia
Sábia e calma, sobre o rio da vida
O crepúsculo fechava, eu via
Lúgubre e via a vida, já corrida

Caindo contra a água já não sorria
Vertiginosa a velocidade
Me feria, me esperava a água, fria

Tocava já o sino da cidade
Minha alma escorrida, já se ria
Vi enfim um corpo sob a água fria

Agora está mais consistente. São eneassílabos, todos eles. Melhorou a musicalidade? Era pra ser meio simbolista, então a musicalidade é de fato importante.
>>
>>9581803
Acha mesmo? Gostei da visão do crepúsculo fechando por sobre a ponte refletida na água e da personagem vendo a morte até na passagem da água de um rio.

Ou está tecnicamente uma bosta?
>>
>>9581836
>Sábia e calma, sobre o rio da vida
>eneassilabo
>>
>>9581836
>>9581751
Tanto a primeira versão quanto a segunda estão incríveis. É um legítimo poema simbolista. Tem a musicalidade, os temas meio lúgubres e a dinâmica transcedental/fluida na figura da água.O verso
>vertiginosa a velocidade
É ótimo, passa a ideia de velocidade enquanto o personagem cai para a morte.

Essas pessoas não parecem saber muito de poesia. Continue escrevendo.

Me lembrou o poema Ismália, do Alphonsus de Guimaraens.
>>
>>9581848
Ué, estou errado?
Sá/biae/cal/ma/so/breo/rio/da/vi
1 2 3 4 5 6 7 8 9
>>
>>9581863
Rio e monossilabo?
>>
>>9581871
De forma alguma, mas o que ocorre é um hiato, não? As vogais das sílabas diferentes se juntam na mesma sílaba poética.
>>
>>9581878
Ok. Erro meu
>>
>>9581889
Obrigado pelo input, de qualquer forma.

>>9581856
Obrigado, anão, fico feliz que tenha gostado. Vou continuar a escrever.
>>
>>9578701
It's ok to swear in portuguese class if you are reading Fernando Pessoa.
If you go to Sintra, don't Forget to buy queijadas.
José Saramago's books lack commas.
A navigator's mind goes trippin in sea, and so the best way to keep it collected is to sing about stuff, as so as written in Os Lusíadas.
>>
File: cfba9mG_d.jpg (35KB, 640x502px) Image search: [Google]
cfba9mG_d.jpg
35KB, 640x502px
>>9581897
Pessoal foi surpreendentemente construtivo. Estou admirado.

Não entendo muito de métrica, técnica, etc., então me limito a dizer que achei bem bacana. Continue escrevendo, anon.
>>
>>9581950
Sem problema. Também me surpreendi.

Obrigado.
>>
sopa de macaco, uma delicia!
>>
File: uhhhggg.jpg (351KB, 553x759px) Image search: [Google]
uhhhggg.jpg
351KB, 553x759px
>>9581982
>minha feição quando aquela foto me vem à cabeça.
>>
Sorry for the offtopic, but is there any /lit/ approved activity programmed this month in Lisboa?
>>
>>9581998
>/lit/ approved activity
yikes
>>
Btw se ainda estiver aí algum tuga gostava de saber de onde são (nada de especifico, claro. Só tipo Lisboa, Guimarães, Porto, etc) e de que idade, so por curiosidade. (tenho 20, sou de Lisboa)
>>
>>9582031
Porto
18
>>
>>9582031
vivo na ponte aérea entre paraná e rio de janeiro
>>
>>9582031
20, Portalegre por favor matem-me,
este lugar parece uma mistura entre Angola e uma historia do Thomas Ligotti
>>
>>9582171
tem tanto dindu aí mesmo?
>>
>>9582171
>condenado a viver no meio dos comunas rurais, velhos, ateus e que, alegadamente, incentivam o suicídio
Kek. Get rekt mate!
>>
>>9582192
muitos emigrantes a trabalhar nas obras aqui, a maior parte de Angola. Eu não tenho problema com eles de todo, os ciganos é que são pura merda humana e este sitio está cheio deles.

>comunas rurais
verdade
>velhos
mais que verdade
>ateus
nem por isso, lad
>alegadamente, incentivam o suicídio
nunca vi ninguem fazer isso aqui, toda a gente é tão velha que eles nem precisam de se matar
>>
>>9582219
>alegadamente, incentivam o suicídio
Foi só o que eu entendi daquela polémica com o Henrique Raposo

Pede-lhe ajuda
>>
>>9581836

"Caindo contra a água já não sorria
Vertiginosa a velocidade
Me feria, me esperava a água, fria"

Gostei muito, anon. Bravo. Also kys.
>>
>>9582219
I feel for you. Para ser honesto perguntei de onde vocês eram porque não pensei que houvesse aqui pessoas que não fossem do litoral. Se te faz sentir melhor, eu vivo em lisboa e fora da rara ida ao cinema ou saída à noite, não tenho grandes actividades caracteristicas de uma "cidade grande". Aproveita o facto de teres poucas distrações aí para te focares na leitura. Quanto aos comunas rurais, vivi muitos anos em Setúbal, sei bem o que é viver no meio deles.
>>
>>9582254
>não só vive no meio dos comunas rurais, também tem de levar com operários sindicalizados e pescadores malucos da cabeça, e eventuais imigrantes
Top Kek!

>>9582219
>>9582254
Deixem lá viverem no Alentejo, aproveitem as coisas boas, como o tempo, o canto alentejano e sobretudo a comida, que é extremamente melhor que a do Norte. De longe
>>
File: 3criacao-de-capivaras-curso-cpt.jpg (60KB, 530x353px) Image search: [Google]
3criacao-de-capivaras-curso-cpt.jpg
60KB, 530x353px
>>9582031
23, Paraná.
>>
I just picked up Memorias Póstumas de Bras Cubas from the library, what should I expect?

>Hurr durr just read the fucking book
I will when I get home, just wondering what did y'all think of it
>>
>>9582313
You know, kid, just read the fucking book.
>>
>>9582313
I thought it was pretty boring. Read O Cortiço instead.
>>
>>9582313
a funny book
>>
I just receive a package with the poetical oeuvre of Sophia de Mello Breyner Andresen. It was pretty damn expensive so I expect this shit to be damn good too, otherwise I'll curse every new born poortuguese out there.

Oh, and a copy of Paulo Quintela's translations of Holderlin too. Again, expensive. I hate those sebos/alfarrabistas.
>>
>>9582561
>Sophia de Mello Breyner Andresen
>I expect this shit to be damn good too
Got some bad news for you
>>
>>9582561
>buying poetry from a children's book author when Fernando Pessoa exists
>>
>>9582254
Ya, pelo menos eu tenho tempo para a literatura, e a biblioteca municipal só fica a uns minutos a andar do meu apartamento
>>
>>9582599
lmao I started reading Pessoa when I was 15 senpai. I think I have read pretty much everything except his drama verse.

>>9582593
Tell me more, then.
>>
So, tugas, what brazilian poets do you read besides the obvious choices?
>>
>>9582816
i don't think i've ever read any zuca lit, my dude.
I've even read from African countries before touching the huemonkeys.
>>
>>9582834
Oh, you seen uncultured, my man.
>>
>>9580180
Gud xoiz
>>
>>9582834
you're doing a good job avoiding brazilian poetry, as its a dry well

but you also shouldnt waste your time with the niggers, go read homer
>>
>>9581445
thats castillian tho.

Go read/listen to the Cantigas de Amigo, from D.Dinis. Its the Portuguese parallel to Alfonso X
>>
>>9583814
Lmao aside from Pessoa poortugal poetry in the last century is trash. We have like 20 great poets while you have one, Herberto, and the rest is completely garbage. And unlike you, I said this with autority since I have read most of your poets (and the best contemporary poet I enjoy is actually poortuguese, so no bias at all).
>>
>>9578756
Os Maias is really fucking boring
t. alberto
>>
>>9583928
ok, i'll see if i can find it
>>
>>9584399
who are these good brazilian poets from last century?
manuel bandeira? trash
carlos drummond de andrade? trash
mario quintana? trash
cecilia meireles? trash
i can go on and on
>>
>>9585464
>not realizing the social critique that still applies to this day
>>
>>9581625
Nós somos sempre mais cultos que os espanhois
>>
File: 1491169214814.jpg (61KB, 1000x800px) Image search: [Google]
1491169214814.jpg
61KB, 1000x800px
>>9578767
>Luiz Pacheco
nice taste
>>
>>9585488
Lol you only know poets one reads at school? You could go on and just confess your lack of culture, pal.
>>
File: backtopol.jpg (700KB, 1000x767px) Image search: [Google]
backtopol.jpg
700KB, 1000x767px
>>9580027
You're either poortuguese or /pol/, snap back of reality etiher way.
>>
>>9578767
>portuguese Burroughs except without the talent or literary experimentation
So, he writes gay and junkie pulp fiction?
>>
>>9587098
He's retard, I mean literally retard. Watch him on youtube.
>>
>>9587113
Sounds like the kind of guy who managed to become relevant during dictatorial times and rode on the coattails the rest of his life despite being a hack.
Don't worry, we've got plenty of those in Brazil too. I'm so sick of "mainstream" lusophone literature I'm actually looking from writers from Angola, Goa, Macao or whatever because Jesus fucking Christ we've lost everything from since modernism ended.
>>
>>9587135
Now you're the one being retard. Your description doesn't fit him at all.

But since you mentioned, who are those brazilians writers I should avoid?
>>
>>9582593
>>9582599

burros do caralho

isto é triste
>>
>>9587443
Don't be that rude, anon. They come from a poor country, with poor education, that is, Poortugal. We should teach them, not insult.
>>
>>9582031
22, Rio de Janeiro
>>
>>9582254
Deve ser comfy pra caramba aí em lisboa, pelo menos. Visitei quando era criança, e desde então tive o desejo de voltar.
>>
>>9582031
22, Rio de Janeiro
>>
>>9587709
Fuck you, anon. Are you actually me?
>>
>>9584399
>>9585488
Can someone rec me great brazilian poets from any time?
>>
>>9587743
Tell me your favorite poets (generally and nationally) and I rec you something.
>>
>>9587726
Deve ser comfy pra caramba aí no rio de janeiro, pelo menos. Visitei quando era criança, e desde então tive o desejo de voltar.
>>
>>9587752
Can't you just meme me like the portuguese do with Camões and Pessoa? Tell me, who are the greatest brazilian poets?
>>
File: luis-de-camoes.jpg (99KB, 417x600px) Image search: [Google]
luis-de-camoes.jpg
99KB, 417x600px
Do I have to give an eye if I want knowledge?
>>
>>9588732
He was already wiser than us when he lost his eye
>>
>>9578701
I like Portugal, but portuguese literature is boring as shit.

t. Brazilian
>>
>>9587815
So you want a meme answer instead of a serious one? Or are you just trolling? Because ofc we don't have anything near the level of Pessoa or Camões.
>>
Portuguese = Parseltongue
>>
>>9580159

http://www.telegraph.co.uk/news/2017/06/01/us-plummets-global-peace-ranking-due-political-instability/
>>
Os fios espanhóis sempre acabam em boas discussões. Uma pena que não suceda o mesmo com os nossos.

Me dá a impressão de que aqui os portugueses ou não leem ou não têm a mínima vontade de falar sobre literatura. Talvez os dois.
>>
>>9592159
Os fios portugueses nunca têm discussões porque aparecem sempre brasileiros sedentos de atenção a dizer que Portugal é merda e que a literatura portuguesa é igualmente merda. Para haver uma boa discussão literária teria-se que filtrar todos os brasileiros da conversa, ou provavelmente ignorá-los a todos sem que um de nós lhe dê atenção. Eu estou neste sub-fórum faz quase 5 anos e nunca vi um tópico sobre literatura portuguesa onde não houvesse pelo menos um brasileiro a dizer que a literatura brasileira é melhor ou a menosprezar a literatura portuguesa. É por razões como este tópico que incentivo qualquer pessoa a ignorar ou até mesmo a cortar relações com brasileiros: eventualmente o seu preconceito e insegurança surgem e começa a haver confusão. Tenho dito.
>>
I know a lot of literature from Brazil, but just Os Lusiadas from Portugal.
>>
>>9592246
Isso é uma bobagem completa, anão. Primeiro porque não tem o menor sentido compará-las, somos todos uma só língua e essa medição de pênis é ridícula, pra não dizer infantil. Mas ainda que acaso fizéssemos esse exercício, apenas a título de experimento, a literatura portuguesa se mostraria imensamente superior.

Como brasileiro, sei que a nossa literatura vive de punti luminosi; de autores isolados com uma qualidade enormemente acima da média. Cito, por exemplo, Clarice, Rosa, Nassar, etc. Excluindo-se esses nomes, o tédio reina absoluto.

E segundo, porque os portugueses são sempre os usuários mais divertidos, ao menos nas outras boards em que frequento. É só aqui mesmo que vejo esse atrito. E como a minha frequência nessa board é intermitente, sempre fico me perguntando o motivo.
>>
>>9591759
Whachu mean? The language has much clearer pronounciation than just about anything else other than japanese and latin.
>>
>>9592246
Olha, sou brasileiro e concordo contigo. Brs querendo medir pinto com as literaturas é bem chato mesmo.

Pessoalmente gosto muito de autores portugueses, li poucos mas gostei muito deles, aí venho aqui pra ver algumas recomendações e vejo conterrâneos fazendo jus ao meme de chamar-nos de "huemonkey". É triste.
>>
>>9578701
bump
>>
>>9592246
Você só pode estar de brincadeira. Olha a reação que recebi ao falar de uma autora portuguesa: >>9582593 >>9582599
>>
>>9578701
the lusiada was a ballzy bloody propaganda piece
>>
>>9592315
Eu sei que é uma idiotice; eu não quero saber qual é superior. No caso concreto, eu, apesar de ser português, concordo que a literatura portuguesa tem o crédito que tem pelos escritores brasileiros. Os tempos modernos e pós-modernos não abençoaram a literatura portuguesa, mas sim a literatura brasileira. Acho que é algo em todos nós podemos concordar. Porém, isso não invalida a possibilidade de me ser a mim, e aos meus compatriotas, permitido discutir e conversar sobre a nossa literatura. Isto é, não obstante a vossa literatura ter tido recentemente uma era dourada cultura, eu gostava de conseguir puder ter uma discussão sem ter de ler "MACHADOS DE ASSIS > EÇA DE QUEIROZ" ou "o bagulho literário português é muito fraco...". É que nenhum português faz isso quando se criam tópicos brasileiros: ninguém vai lá dizer que o Machado de Assis era um preto e que não sabia escrever, ou que o Guimarães Rosa era um burguês pretensioso que escrevia sobre algo que nunca viveu [não que isto seja verdade, porque não é, são apenas insultos possíveis de serem feitos por um idiota]. No fundo, o problema essencial é que temos duas culturas que não se sabem dar. E cada vez mais se vê os portugueses a afastarem da cultura brasileira, uma vez que antigamente os portugueses consumiam uma quantidade IMENSA de cultura brasileira, e hoje quase ninguém o faz e é muito mau visto quem o faz. Acho que no fundo se perde imenso por nos afastarmos mas é o melhor a fazer até que haja harmonia entre as duas culturas.

>>9593376
O que tem? Esperas conversa séria ao avocares o nome de uma escritora que qualquer pessoa lê na primária ou no 5º e 6º ano? Seria o mesmo que ir para um tópico brasileiro falar sobre José Mauro de Vasconcelos.
>>
Rapaziada, tenho em casa dois livros do António Lobo Antunes. Tratado das paixões da alma e Conhecimento do inferno. O que recomendam eu ler primeiro?
>>
>>9594098
Vocês são um bando de cabeça-de-bagre, então. Manuel Antonio Pina é outro excelente poeta que provavelmente deve ser tratado com escárnio pelo simples fato de escrever livros infantis.

Filisteus.
>>
>>9594098
E isso é só a sua visão retardada do assunto. Fique tranquilo, anão. Frequente qualquer outra board e verás como nos damos super bem em geral. É você que é um cuzão mesmo e não consegue se enturmar. No mais,

TSUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
>>
>>9594471
>>9594476
Incidentalmente ambos conseguiram legitimar o que eu disse. E já agora:
>Frequente qualquer outra board e verás como nos damos super bem em geral.
Mentir na internet é o culminar da insegurança.
>>
>>9578701
Borgay is good
>>
>>9594489
TSUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
>>
>>9594489
>joga uma isca barata
>outro anão morde
>aha! olha aí, não falei?
>>
>>9594542
>>9594538
Sim. Tudo o que não é susceptível de pertencer à tua concepção de correcto ou de concordável é um "isco". Nada paranóico, não? Por mim, a conversa acabou por aqui. Pelo menos eu espero que os restantes portugueses tenham percebido que discutir com brasileiros é inútil pelo desfecho que agora acabámos de ter. Adeus a todos.
>>
>>9594232
>O que recomendam eu ler primeiro?
Se leres Lobo Antunes estás a dar-lhe atenção, que é exatamente o que ele quer.

Quem me dera que o Gonçalo M. Tavares, o Mário de Carvalho, ou até o José Rodrigues dos Santos ganhassem o Nobel só para foderem o Lobo Antunes
>>
>para haver uma boa discussão literária teria-se que filtrar todos os brasileiros da conversa
>incentivo qualquer pessoa a ignorar ou até mesmo a cortar relações com brasileiros

Bom, está bem à vista quem se iniciou a insultar quem, não é?. Além de tudo, esse senhor quer pagar de vítima.

Ao menos tenha um pouco de respeito a si próprio, por deus. Uma pessoa que se mete a insultar outros de forma tão gratuita não tem a mínima gota de auto-estima.
>>
>>9592159
Portuguese people have too much insecurity about what they read (if they read anything at all). Take this anon >>9592246 for example, he only replied to insult you, and yet he insists that hues are the uneducated people.

You can't a have a good discussion if people are too narrow-minded like that.
>>
File: F1000021.jpg (4MB, 2240x3360px) Image search: [Google]
F1000021.jpg
4MB, 2240x3360px
>>9594628
>>9595384
Como é que aquele gajo vos insultou? Estou genuinamente interessado em saber. Eu até concordo com o que ele disse, por isso até posso ser uma pessoa suspeita por achar que eles não vos insultou, pois para mim eu não vejo um único insulto. O que ele fez porém foi advertir o resto dos tugas a não vos dar conversa por vocês não se darem com bem connosco. Os únicos insultos que vi nessa conversa foi brasileiros contra o moço. Alguns exemplos:
>>9594471
>>9594476

Se agora dar opinião sobre um dado comportamento é insultar então parece-me que ele realmente criou dor de cotovelo e vocês acabaram por lhe dar razão por atitudes como:
>>9594538

E as outras que referi. Enfim...
>>
>>9595694
Why won't you talk his advice, João? Don't talk with hues. Seriously.
>>
>>9595704
Porque eu apesar de concordar com ele, quero que nós sejamos todos solidários uns com os outros. Eu acredito que se tentarmos conseguimos ser todos amigos. Não acredito que a visão do outro moço seja a melhor (de nos segregarmos uns aos outros até que aconteça um milagre).
>>
>>9595722
Because everytime I try to start a discussion here (I have created millions of /portuguese/ threads) it's always the same shit. A bunch of meme aswers with a lot of desdain and sarcasm. Can't we just talk about books and writers? Fuck, I rarely see anyone mentioning a worthwhile writer apart from those that everyone knows (Machado, Eça, Pessoa...), and even those writers aren't really discussed, it's just meme answers everywhere.

You can't have a discussion with that kind of sacarsm towards the writer >>9582599 (muhh children's book, like she wasn't a real poet herself, as Manuel Antonio Pina).

I would enjoy recommendations, but how can I get it? I never see anyone mentiong fucking Herberto Helder, who is perhaps your best writer in the last 60 years. It's always the same market writers, Valter Hugo Mae, Gonçalo Tavares, huh... it's exausting, dude. It's like going to /mu/ and spotting only those 3 or 4 pop singers every fucking time.
>>
valter hugo mãe faz muito sucesso aqui no brasil
os livros dele vendem que nem água
>>
>>9585493
So it has a message, doesn't make it any less boring.
>>
>>9594622
O Lobo Antunes pode ser uma pessoa abominável mas é de longe o melhor escritor português e um dos melhores do mundo. Não tem sentido não ler um autor só por causa da personalidade dele.
>>
>>9581751
cheguei um bocado tarde, mas só para dizer que está altamente
>>
>>9598320
>é de longe o melhor escritor português
Meu...
Thread posts: 157
Thread images: 10


[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / bant / biz / c / can / cgl / ck / cm / co / cock / d / diy / e / fa / fap / fit / fitlit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mlpol / mo / mtv / mu / n / news / o / out / outsoc / p / po / pol / qa / qst / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / spa / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vint / vip / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y] [Search | Top | Home]

I'm aware that Imgur.com will stop allowing adult images since 15th of May. I'm taking actions to backup as much data as possible.
Read more on this topic here - https://archived.moe/talk/thread/1694/


If you need a post removed click on it's [Report] button and follow the instruction.
DMCA Content Takedown via dmca.com
All images are hosted on imgur.com.
If you like this website please support us by donating with Bitcoins at 16mKtbZiwW52BLkibtCr8jUg2KVUMTxVQ5
All trademarks and copyrights on this page are owned by their respective parties.
Images uploaded are the responsibility of the Poster. Comments are owned by the Poster.
This is a 4chan archive - all of the content originated from that site.
This means that RandomArchive shows their content, archived.
If you need information for a Poster - contact them.