[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / bant / biz / c / can / cgl / ck / cm / co / cock / d / diy / e / fa / fap / fit / fitlit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mlpol / mo / mtv / mu / n / news / o / out / outsoc / p / po / pol / qa / qst / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / spa / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vint / vip / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y ] [Search | Free Show | Home]

Brazilian /lit/erature thread, meus negos. >What's your

This is a blue board which means that it's for everybody (Safe For Work content only). If you see any adult content, please report it.

Thread replies: 148
Thread images: 16

File: Auriverde.gif (7KB, 250x175px) Image search: [Google]
Auriverde.gif
7KB, 250x175px
Brazilian /lit/erature thread, meus negos.

>What's your favorite brazilian author?
>What do you think about our contemporary publications?
>Is Mario de Andrade a hack?

And, of course, brazilian /li/ discussion.
>>
>>7619142
ESCARAVELHO DO DIABO
XISTO NO ESPAÇO

COLEÇÃO VAGALUME
>>
>>7619142
>Drummond and Nassar
>Ok, I guess. Mirisola, Reinaldo Moraes and Lísias are good. The best we have today... not great, just good.
>Yes
>>
My favourites are Mario Quintana, Luis Fernando Verissimo and maybe Machado de Assis
>>
Brbrbrbrbr
Huehuehuehuehue
>>
>>7619216
Érico Veríssimo > Luis Fernando Veríssimo
>>
Precisamos criar um chart de lit. br indispensável.
>>
>>7619973
Concordo plenamente, anão.
>>
File: 1437541928696.png (31KB, 852x674px) Image search: [Google]
1437541928696.png
31KB, 852x674px
>>7619973
Would appreciate. Make it in English tho
t. argentino
>>
>>7619973
Por favor, como um BR que explorou muito mais a cultura de outros países do que a do próprio, adoraria algo assim.
>>
>>7619973
What would be the entry books for brbrbrbrbrb lit?
>>
>>7621938
As obras principais do Machado?
>Dom Casmurro
>Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mais alguns que acho que poderia ter:
>Triste fim de Policarpo Quaresma
>Iracema
>Grande Sertão: Veredas
>São Bernardo
>Feliz Ano Novo
>Encontro Marcado
>Fernando Sabino/Rubem Braga/Ignácio Loyola: Crônicas
>Noite na Taverna
>Reinações de Narizinho
>Artur Azevedo: Contos
>O Cortiço
>Murilo Rubião: Obra Completa

Deve haver mais; palpitem. Eu próprio não cheguei a ler tudo que nosso país tem a oferecer.
>>
>What's your favorite brazilian author?

"Machadão" de Assis.
What do you think about our contemporary publications?
Alguns me agradam, mas os bons mesmo são difíceis de encontrar.

Is Mario de Andrade a hack?
Nop.

As vezes pesquiso alguns autores novos na Amazon, as sempre que os escritores atuais andam muito açucarados, com uma estética que nada tem a ver com a nossa realidade...mas ás vezes encontro alguns malucos legais.
http://www.amazon.com.br/gp/product/B014QAR0ES?*Version*=1&*entries*=0
>>
>>7622151
I read de cunhas War in the backlands, am I done with Brazilian lit that has a translation?
>>
I do not know whether there is...
>>
>>7619359
They have completely different styles of writing and themes, it's not just a matter of who's better than who just because they're father and son
>>
>>7622021
I approve of this post.
>>
>>7622021
>Angústia
>O Grande Mentecapto
>Vidas Secas
>>
File: dentro do teatro de marionetes.jpg (13KB, 214x306px) Image search: [Google]
dentro do teatro de marionetes.jpg
13KB, 214x306px
Best contemporary novel that I read in this times.

It's about a guy that suddenly gains telepathic powers and have to learn to use them. The novel units the erudite literature with the popular aspect of an adventure.

É muito bom. Recomendadíssimo! Melhor romance avulso que li ano passado.
>>
Is Os Sertões a dense novel? I'm planning on reading it anyways but I'd still like to ask. Has anyone here read it?

Also does Grande Sertão: Veredas have something to do with the Canudos War or is it just about the sertões? What I've heard is that it's based on Minas Gerais rather than in Salvador or Bahía. Am I lost or is this somewhat accurate?

Thanks in advance amigos.
>>
>>7623420
>Grande Sertão: Veredas

Nada a ver com a boa e velha obra do saudoso Euclides da Cunha (Os Sertões), meu camaradinha. Quanto à sua outra pergunta, o livro do J. G. Rosa é relativamente complexo: há idas e vindas nos tempos narrativos e, além dos constantes neologismos, frequentes são as reorganizações na estrutura sintática e, sim, a história é baseada nas "backlands" de MG, terra natal do autor.

Dito isso, acredito que, de modo a obter o máximo da leitura da obra, você deva ser familiarizado com o canônico brasileiro, além de ter lido alguns autores modernistas como Jim Jam Joyce (em inglês, se possível) e o próprio Mario de Andrade. Comece, então, com Sagarana - coletânea de contos do J. G. Rosa - e, tão logo, mergulhe no Grande Sertão.

Um dos melhores livros brasileiros de todos os tempos. Só perde pras Memórias Póstumas de Brás Cubas, na minha humilde e nostálgica opinião.
>>
>>7622021
>O Vampiro de Curitiba
>O Fantástico na Ilha de Santa Catarina
>O Continente (O Tempo e o Vento, Parte Primeira)
>Macunaíma
>Quincas Borba
>Os Sermões (Padre Vieira)
>O Auto da Compadecida/ O Santo e a Porca
>>
>>7623377
Parece promissor ante a torrente anual de bosta que ou o Jô Soares ou alguma múmia da Tropicália publica. Trinta e nove Dilmas mais frete parece um pouco salgado prum tiro no escuro. Que tal uma mini-resenha? Seja meu Harold Bloom tupiniquim, anão.

>por favor
>>
>>7622151
>com uma estética que nada tem a ver com a nossa realidade.

Acho pouco importante retratar a realidade de um lugar em especial na literatura, ou usar temas do próprio país ou região.

Você pode escrever sobre o que bem quiser, e no final de contas mesmo uma obra de estilo "realista" é uma manifestação ficcional.

Se você tem qualquer um desses 3 pontos: a) uma linguagem poética ou inventiva; b) grandes personagens e c) um enredo interessante, se você tem qualquer deles, A, B ou C, você já pode ser um escritor que merece leitura.

Shakespeare era muito bom em todos esses 3 pontos, e isso mesmo quando suas obras não tinham qualquer relação com a Inglaterra. E sua linguagem, é preciso ser dito, não tem relação alguma com a forma como qualquer ser humano jamais falou: é extremamente artificial; pertence a um outro mundo, mas é ainda mais bela por causa disso.

Não acho que devemos falar sobre índios, retirantes nordestinos, pobreza, favela, drogas, negros, samba, carnaval, praias, desigualdade social e todas essas temáticas que são consideradas brasileiras e dignas de nota.

Para ser sincero: é muito melhor você ser esteticamente dotado, ser capaz de criar vida e beleza, do que querer passar uma "mensagem" ou usar a literatura como "arma social".
>>
File: 559d3df3c8621_crop.jpg (21KB, 638x360px) Image search: [Google]
559d3df3c8621_crop.jpg
21KB, 638x360px
Where's the chart and why is everyone writing in Portuguese. You can discuss it in English so everyone can understand.
>>
BR here, so I've read a lot of world literature, but not so much from our country

I've read some short histories by Machado and his 3 main novels, loved everything besides Quincas Borba, also I've read Capitães da Areia by Amado and Centauro no Jardim by Scliar and found them to be pretty average, but enjoyable

Now I'm half-way through Grande Sertão: Veredas and this book will probably be among one of the greatest things I've ever read, togheter with Tolstoy, Borges, Homer and Joyce, its just that amazing

I'm curious, did anyone here read the translated version of Grande Sertão? Is this thing even possible to be fully translated?

Also, what should I read next? Lima Barreto? Euclides da Cunha? Some poetry?
>>
>>7622021
>>7623765
>Um copo de cólera
>Vestido de noiva
>Morangos morfados
>A vida como ela é...
>Sentimento do mundo
>A paixão segundo GH
>Crônica da casa assassinada
>>
>>7623952
Triste Fim de Policarpo Quaresma.

t. Brasileiro
>>
>>7623765
>O Vampiro de Curitiba
>O Fantástico na Ilha de Santa Catarina

Não é essencial na minha opinião. São regionais no sentido de que só tem espetacular relevância aqui no sul. Não digo que não são bons. Só não deveriam entrar na mesma lista em que figura Machadão.

>Quincas Borba
>Os Sermões (Padre Vieira)
>O Auto da Compadecida

Concordo demais.
>>
These should definitely be in the chart

>Nelson Rodrigues' plays (Vestido de Noiva, especially)
>Gregório de Matos
>Bruno Tolentino (Brazilian T. S. Eliot. So sad he's forgotten)
>Drummond
>Lima Barreto
>Euclides da Cunha
>>
>>7624099
Raduan Nassar too, which I forgot to add
>>
Are there any talented br's who come to /lit/ to post their works?
>>
>>7624103
I do sometimes. Everything I post here is new though, I'd never post my ideas or any part of anything I finished writing and intend to publish since I don't want any smartass stealing my ideas.
>>
>>7624114
And are you talented?
>>
>>7624166
Lol, I assume so. Why?
>>
>>7624172

We need evidence. You dont need to post a plot or idea, just some bits of prose or poetry, so we can taste your style.
>>
>>7624103

Wasn’t there a br /lit/zer who wrote and published a play in verse?
>>
>>7624175
Ok. I only write in portuguese though. Are you BR too?
>>
>>7624172
Because he asked for a talented br? You're off to a bad start my friend.
>>
Nunca li Guimarães Rosa. É fodido demais?
>>
Can't pick one, so I'll go with a top 5
Graciliano Ramos
Raduan Nassar
Antonio Callado
Guimarães Rosa
Augusto dos Anjos

I barely keep track, though I really liked O Céu dos Suicidas by Lísias and Opisanie swiata by Veronica Stigger. I'm hoping to get into Hatoum soon though.
Also, as a warning, avoid Alexandre dal Farra, edgiest shit I've ever read.

No, not really

>>7619973
o /lit/ do 55chan tem uma, mas é horrível, bem como o resto do canal

Picking a top 10 in no particular order

Quarup, Antonio Callado
Lavoura Arcaica, Raduan Nassar (translation in progress, for the anglophones)
O Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto (The Tragic Fate of Policarpo Quaresma)
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis (The Posthumous Memoirs of Bras Cubas)
Vidas Secas, Graciliano Ramos (Barren Lives)
Macunaíma, Mário de Andrade (translated as Macunaíma)
Tocaia Grande, Jorge Amado (translated as showdown)
Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa (translated as To Pay the Devil in the Backlands)
O Vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan (translated as The Vampire of Curitiba)
A Hora da Estrela, Clarice Lispector (translated as The Hour of the Star)

honorable mention to Os Sertões / Rebellion in the Backlands, by Euclides da Cunha

No mention to poetry or non-fiction (except for Os Sertões) because I'm not really well-versed in these areas - though I'll say that any chart that gets made has to include Drummond, Pessoa and Alphonsos de Guimaraens

>>7622159
>>
>>7619142
OP Guyanafag here....

Are you by chance a tranny? I wouldn't mind coming across the boarder to be enlightened by your culture(what I haven't seen already) and your literature.
>>
>>7624428
fuck off muslim

Someone make the goddamned chart already
>>
File: 1449106034313.jpg (9KB, 250x250px) Image search: [Google]
1449106034313.jpg
9KB, 250x250px
>>7624085
>mcq Catarinense
>mcq O Sul é o meu país

Memes à parte, eu acredito que eles valem, no mínimo, uma menção honrosa. Especialmente o Franklin Cascaes; tenho uma puta queda por literatura regional daqui do sul e, ainda mais, moro numa região de colonização açoriana.

Qual estado, anão?
>>
>>7624443
Guyana is muslim country now.... that is surprising.... seeing that me living here didn't know that.
>>
>>7624470
We don't want you fucking terrorists here
>>
>mfw people in brazilian /lit/ unironically recommend Olavo de Carvalho to each other

>>7624465
Trevisan might be, but whoever wrote that other book is awful, similar to stuff like Victor Ramil, in that you have to be a completely inbred piece of shit to think it's remotely relevant.

Tbqh I honestly hope the south ever manages to secede just so I can laught at your failres
>>
>>7624465
Sem dúvida que sim, merece.
Não sou alto conhecedor da literatura aqui do sul, só conheço o mainstream mesmo.

Sou aqui de cima, do Paraná.
Santa Catarina tho
>>
>>7624470
I think you are confusing me with Suriname.
>>
>>7624502 for >>7624476
>>
File: hgVG29r[1].jpg (97KB, 960x833px) Image search: [Google]
hgVG29r[1].jpg
97KB, 960x833px
>>7622021
>>
>>7624336
É. Não caia no meme do
>brazilian James Joyce.
>>
>>7625116
Anon, this is a literature board.
>>
>>7624502
t'sjust banter, lad
>>
sim, concordo contigo, mas não me refiro a usar como arma social, e quando falo da estética,me refiro a não imitar o que esta fazendo muito sucesso mundo a fora, basicamente os escritores brasileiros que tem identidade, não que não seja bom, mas como você mesmo já disse é preciso dominar os elementos que citastes, pelo menos um se der conta de todos melhor ainda...eu na minha modesta opinião achop que devemos sim falar de todas essas características negativas que tu dissestes, mas também se deve olhar para o que tem de bom, e por isso de forma elegante e atraente, sem ser piegas ou batido.
Mas em linhas gerais concordo contigo anon
>>
>>7623781
sim, concordo contigo, mas não me refiro a usar como arma social, e quando falo da estética,me refiro a não imitar o que esta fazendo muito sucesso mundo a fora, basicamente os escritores brasileiros que tem identidade, não que não seja bom, mas como você mesmo já disse é preciso dominar os elementos que citastes, pelo menos um se der conta de todos melhor ainda...eu na minha modesta opinião achop que devemos sim falar de todas essas características negativas que tu dissestes, mas também se deve olhar para o que tem de bom, e por isso de forma elegante e atraente, sem ser piegas ou batido.
Mas em linhas gerais concordo contigo anon
>>
>>7623781
Mas isso seria esteticismo, arte pela arte.

O que o anon quis dizer por "nossa realidade", acho eu, foi por esses livros não irem a fundo a tratarem do cidadão moderno brasileiro no cerne da questão humana. Concordo contigo que nada que falou é necessário para fazer algo que seja digno de nota, mas, também, o que citastes foram arquétipos estereotipados que alguém de fora olha do Brasil.

Há muita coisa ainda a ser feita e reformulada no nosso país. O mau é que poucos escritores estão voltando os olhos para a nossa cultura e tentando reformulá-lo, dar uma visão interessante e inovativa. O Batman do Nolan, para dar um exemplo, foi isso que quis dizer: o cineasta pegou um símbolo que estava com um arquétipo em toda a sociedade e reformulou-o, dando um aspecto dramático, épico e até místico para o personagem que todos que olhavam antes não viam talvez por uma falta de criatividade ou visão poética. Acredito que é isto que precisa ser feito com os nossos "arquétipos".

Also, como assim Shakespeare não tinha relação com a Inglaterra em suas histórias. Não lembro de nenhum escritor consagrado que nunca tratou de sua própria aldeia como se fosse o universo todo. Nenhum. O que mais rola nas peças dele são tronos manchados de sangue, e quem estuda a história da England sabe que a terra é cheia de conspiração em cima disso, de reis traidores, pseudo-herdeiros, etc, etc.
>>
>>7625494
eu não poderia sintetizar melhor obrigado Anom.
>>
>>7625136
Mas ué, então ele seria mesmo o Joyce brasileiro, não? Ambos são dificílimos.

Alguém tá fazendo esse chart?
>>
>>7625494
I approve of this post.
>>
>>7625494
>Não lembro de nenhum escritor consagrado que nunca tratou de sua própria aldeia como se fosse o universo todo

Se por "própria aldeia" você pretende dizer os contornos urbanos do autor, você está enganado em pensar que foram poucos. Para citar um, de tantos, Guimarães Rosa, com o seu "sertão universalizante". Jorge Amado foi outro exemplo. No estrangeiro, Gabriel García Marquez, e a lista não acaba cedo.

Você não é brasileiro, é?
>>
Perdão pela dislexia. Agora que percebi a gafe na leitura. Nevermind.
>>
Esse post >>7626423 era pra ser resposta ao >>7626416 com referência ao >>7625494
>>
The Devil to Pay in the Backlands by Joao Guimaraes Rosa

http://bookzz.org/book/1497092/bfd718
>>
>>7626568
I wish someone asked for this as an epub in the Bibiotek thread
>>
where the goddamn chart at
>>
File: huehuelit.jpg (397KB, 768x1723px) Image search: [Google]
huehuelit.jpg
397KB, 768x1723px
>>7619973
>>7621928
>>7621938
>>7622021
>>7623214
>>7623765
>>7623952
>>7624008
>>7624085
>>7624099
>>7624412
>>7627279
Gentlemen...
>>
>>7627496
Perto o bastante. Eu removeria A Moreninha e colocaria outro realismo no lugar. Também não acho que o Dalton Trevisan seja essencial. Concordo com o anão ali em cima, acho que deveria ter o Bruno Tolentino.
De resto, bom trabalho, amigo.
>>
>>7627496
Isso está mandando mesmo ler só O Continente, ou está explícito que é pra ler toda a saga d'o Tempo e o Vento?
>>
>>7627525
Isso não está mandando ler coisa alguma. A recomendação é ler todos os volumes, presumo.
>>
>>7619142
Não cem por cento a ver com o tema da thread, mas... Terminei de escrever meu romance faz algum tempo e estou planejando enviá-lo para alguns concursos esse ano, ou para alguma editora mais tarde. Algum anão já teve experiência com publicação/concursos em terras tupiniquins?
>>
>>7627790
Embora não possa lhe ajudar quanto às suas dúvidas em relação ao mercado literário do Império, gostaria de lhe inquirir acerca de seus escritos. Do que se o trata o romance, anão? Alguma novidade para o nosso carente e semi-árido anuário de publicações?
>>
>>7627859
Trata-se de um romance a respeito de um ex-estudante que, para pagar suas dívidas e provar para si próprio que ele é algo mais do que um homem comum, ele decide se tornar um pastor. Durante o processo ele acaba perdendo a cabeça e começa a acreditar que é um novo tipo de messias enquanto passa maior parte do tempo em um delírio contínuo a respeito de suas motivações e objetivos. É uma sátira à religião e política brasileiras, ao mesmo tempo que fala um pouco sobre isolamento.

Vou enviar para o primeiro concurso agora em fevereiro e espero até junho. Preciso esperar porque se trata de um concurso relativamente grande, então melhor não envolver o livro em muita coisa até lá. Se não der em nada sigo em frente para outros concursos e penso em procurar algumas editoras que estejam recebendo originais. Confesso que não espero muita coisa dessa primeira tentativa de publicação, mas creio que vale a experiência.
>>
>>7628053
Se der certo, podes contar que vou tentar lê-lo. Boa sorte e, claro, não se esqueça de fazer propaganda aqui no /li/ depois.
>>
>>7628053
Eu não indico que faça propaganda no /lit/, anon. Não sei. Acho muito estranho aceitar o fato de que agora mesmo algum autor que conhecemos, como Palahniuk, ou Bret Easton Ellis possa estar acessando o /lit/. Ou até um Eduardo Spohr ou Paulo Coelho.

De qualquer forma torço por ti, anon. Também planejo escrever um livro e quero publicá-lo futuramente.
>>
>>7623765
>fantastico na ilha de santa catarina
Literalmente ninguem liga alem do autor e os entrevistados mortos anos atras e quem faz o vestibular da ufsc. Cultura manezinha e uma coisa extremamente regional e o livro não e tao bom.
>>
HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE
>>
>>7624336
Voce vai querer entrar em coma no começo (parte de geografia e umas outras) mas depois engrena numa marcha melhorzinha. Ainda é foda.
>>
File: new mene.gif (570KB, 1000x811px) Image search: [Google]
new mene.gif
570KB, 1000x811px
>biblioteca de florianospolis
>fechada 23/6.5
>abre as 13h
>fecha na vespera da vespera de feriados de cidades de outros estados.
Caramba odeio esta ilha.
>>
>>7628625
Passe na UFSC e seus problemas acabaram :^)

P.S.

Santa Catarina, ame-a ou deixe-a.
>>
>>7628721
Ja passei otario, BU tambem fecha nas ferias. Este é o plano depois de estudar aqui, pegar a vaga possivel de um manezinho inutil e nadar nas praias cobertas de fezes
>>
File: 1450252682251.jpg (38KB, 453x477px) Image search: [Google]
1450252682251.jpg
38KB, 453x477px
>>7628594
>mcq algum autor que conhecemos pode estar acessando este board agora mesmo
>mcq pode ser o David Foster Wallace

(dois)spooky(quatro)me
>>
File: 1448839825712.jpg (28KB, 576x440px) Image search: [Google]
1448839825712.jpg
28KB, 576x440px
>>7628723
Tá cursando o quê, bostão?

Humanas não vale[spoiler/]

:^)[spoiler/]
>>
>>7628739
Eletrica com enfase em comer sua mãe
>>
>>7628741
Já que tais aí, faça-me um favor:

Como que tá a federal em questão de aulas e o escambau? Eu passei em Petróleo na UDESC e tals, mas, enfim, lá estou eu em primeiro na segunda chamada de Aeroespacial na UFSC. O campus é em Joinville, mas a instituição é a mesma que a tua. Vale a pena cursar engenharia(s) na federal?

Desde já, agradecido.

Ass:

papai
>>
>>7628741
>Não fazendo elétrica na UFCG
>>
>>7628760
Se sua preocupaçao é greve engenharia nao tem. Outros cursos tem (arq kek, morria de ri nas assembleias). Tem professores bons, alguns faceis (como dizem por aqui, boiada/rei do gado etc) e profs merda que dao aula obrigados (doutorandos) ou passam no concurso e acham que zeram a vida e sao pessimos. Vai ter que chupar algumas pessoas pra entrar em labs, vai querer se matar com os caras dos PETs e suas palestras de promoçao pessoal e porcarias de RH e porcaria empresarial e vai perceber que centro academico so serve para fazer festa e nao tem participaçao nenhuma emnada. (Eletrica so tem uma chapa a uns anos, a unica grande discussao, eles realmente acharam increvelmente importante para sobrevivencia da humanidade, foi tomar uma posiçao em relaçao a calculo A-D ou Calculo 1-4). Prepare seu estomago por que veteranos e calouros de eng são bem chatos, insuportaveis (caras de lab sao autistas esquisitos que moram em cavernas). Tanto que vou fazer projeto com amigos da BIO se possivel por que nao aguento "bolsaro, sou engenheiro n preciso ler," "Fiz tecnico e sei tudo sobre fusao nuclear" (um maluco realmente falou isso num fodendo seminario e nao foi ironico) e etc. Reitoria e a adminsitraçao sao um cancer, servidores sao um cancer, RU serve pombas com antibiotico. Leve tudo que qualquer grupo te disser nas primeiras semanas com varias pitadas de sal, siga teu caminho.
>>
>>7628786
Is this now a fucking chat in my /lit/?
>>
>STEMfags
>>
>>7628786
Ah, e sim vale a pena estar na federal mesmo com tantos problemas. Mesmo se discordar boa sorte nao trabalhando no Eme si Donalds com um diploma de Uniesquina privada. Eu sou vadio e estudo so o tanto que preciso pra passar nas paradas mas daqui uns semetres o estupro vai começar. Microprocessadores e etc.
>>7628795
>2015+1, Current year
>faggots aren't interest in a lot of diferent fields of study.
C'mon, von braun had a philosophy degree a blue blood.
>>
>>7628801
And blue blood.*
>>
>>7628786
Hey. Eu moro no nordeste, queria tentar faculdade em SC. Aí é ruim , como em todo Brasil, mas não nordeste-ruim. Tem boas faculdades de Medicina aí? É viável viver em uma cidade pequena e só ir à Capital/cidade grande/cidade da faculdade para ter a aula, e voltar? Não sou bolsário, negro, etc. Tenho relativas boas condições financeiras.
>>
>>7628786
Valeu pela ajuda, campeão. Aliás, vocês têm aqueles bagulhos do Ciências Sem (Dinheiro) Fronteira e estágio numas empresas fodidas? Tão me oferecendo um semestre de turismo na Austrália Cuntland e uns trocados na Pré-Sal Ltda, vulga Petrobrás, aqui na estadual.

>>7628801
Eu já tô matriculado numa pública, anão. Estadual, mas enfim.

>>7628790
>Wanting to discuss literature
>On /lit/

Off to /r/books with you.
>>
>>7628813
Ufsc é Top 20 em medicina. Não passei esse ano por vinte e duas posições e chutei o SISU pra umas engenharias da vida; é bom poder trocar assim fácil de sonho. Se você quiser medicina, tens que morar em Floripa, e é caro. A prova da UFSC é chata, mas é consideravelmente mais fácil que a da UFPR e, com certeza, que a da UFRGS. Faça um cursinho por aqui e estude pra caralho. Acho que é isso.

Mais alguma dúvida?
>>
File: drone.jpg (674KB, 2396x1489px) Image search: [Google]
drone.jpg
674KB, 2396x1489px
>>7628813
Eletrifag here. Eu originalmente sou de goias entao te entendo. (Nao mudei por estudos). Sim tem boas de medicina, pelo que vi a univale (privada) e bem boa. A ufsc nao sei muito bem. Os alunos de la sao um nivel abaixo dos da mecanica na escala de chatisse (mec é o mais alto) entao nao falo muito com eles. Mas pelo que vi a infraestrutura e meio velha, anatomico so tem presunto velho fudido. Nao tenho ideia dos profs. Mas no Sul todo tem boas universidades. (Estou falando do campus floripa nao sei do resto). Dei sorte de eletrica ser antigo e a "menina dos olhos" da UFSC, tem uns cursos que estao muito decadentes mas a universidade continua "boa" (padroes brasil, nao padroes gente normal). Mas se vier para floripa se prepare por que aqui é uma cidade bem cara (por que manés tem cancer e alugam coisa cara so por que é remotamente perto de algum lugar que acham importante para eles) e muito mal planejada (2 pontes lel). Parana e RS sao muito melhores. Fiquei aqui por que ja estava aqui e nao passei por 1 pontico na UNICAMP e nao estava disposto a ir para amazonia ou exercito ou pqp na fronteira com uruguay congelar minha bunda)
>>7628828
Não me apareceu nada ainda (mas estou começando). A eletrica tem umas coisas de intercambio dela mesma com umas unis Francesas mas só chupando uns profs pra conseguir. (é um bom programa de qualquer modo, a frança nao a chupada.), governo ripd Ciencia sem fronteiras, e estagio aqui é obrigatorio mas se quiser fazer ta meio dificil por causa da crise. Mas geralmente é facil conseguir. Obviamente nos estagios medianos-finais por que gente do ciclo basico (eu) nao vai fazer nada estudando mecanica newtoniana e tentando se matar com um lapis numa aula de lentes/etnica e cidadania
>>7628850
>top x
Essas listas, do mec ou não, podem servir de papel pra limpar a bunda.
>>
File: cheeki.jpg (76KB, 632x960px) Image search: [Google]
cheeki.jpg
76KB, 632x960px
>>7628850
>top 20 med
>Isso é o que vestiba iludido de medicina acredita.
Isso é tipo 20 pessoas se afogando tentando discutir quem ta melhor. Campus da ufsc mal tem calçada (se é do mato grosso vai se sentir em casa la, tem até uns jacares de vez em quando). Pesquisa importante uma a cada vinte anos e sofrida pra terminar. HU tava um cancer por causa dos esquerdopatas e direitards brigando com EBSERH enquanto tavam roubando carro do estacionamento com 100 leitos de UTI fechados, profs que eram pra supervisionar residentes nem indo la mas ganhando salario e essas coisas. Sem contar que os maconheiros expulsaram a policia da universidade entao nao ande a noite la.
>>
>>7619142
>tfw shitposting at hue hues in /int/ with Os Sertoes and they arent even aware of it
>>
>>7628850
Caro? No caso, referi-me à federal. Refere-se à moradia, despesas em geral, etc? Eu serei médico, uma das poucas certezas que eu resolvi ter, logo não será problema falhar algumas vezes. Essas 3 faculdades tem diferença em ensino considerável? Há faculdades aqui que são piadas, inclusive de medicina. Eu recebo aproximadamente 3.000 por mês. Top 20 da América do Sul, refere-se? Estava pensando em ir à Argentina, tenho familia lá e tudo, segunda melhor faculdade da América e tal. Mas, não sei. Cidadezinhas do interior de SC me apaixonam um tanto assim.
>>7628855
Frio não é problema, eu estou acostumado e gosto. O que fode é o calor, então acho que isso aí não seria problema. Florianópolis eu soube que é razoavelmente perigosa. É verdade? No caso, negos de favelas vindo bagunçar? Also, só salientando, meu interesse é em SC, principalmente. E eu queria federal. Por mais que minhas condições sejam razoavelmente boas, eu acredito não serem ''tão'' razoavelmente boas, e eu não me encaixaria em cotas o suficiente para ganhar bolsas, creio.

Obrigado pela ajuda desde já.
>>
>>7628855
Belos duplos duplos, anão. Obrigado pelas informações e boa sorte na batalha contra o sistema de servidão oral.

P.S.

A UNIVALI é uma bosta em medicina. Cara, reprovada umas duas vezes pelo MEC, só forma médico pra trabalhar em Itajaí (cidade saturada de serviços de saúde particulares, onde os freshmen-M.D. querem coçar o saco) e cara. Cara pra caralho.

P.P.S.

Tais em qual período? O ciclo básico são dois, não são?

>>7628872
Mais um bom motivo para eu ter largado a vida de louco vestibulando de medicina. Pesei os colhões do ensino superior no Brasil e, ante verificação empírica, decidi que não vale a pena me matar por uma vida de estresse em hospitais imundos.
>>
>>7628883
Most brazilians from Rio are uncultured retards, so I'm not surprised they're unaware of what you're doing.
>>
>>7628895
A ta, a mina que conheço de la é meio tapada, rica e teve um desocnto ridiculo (ficou mais barato que a mensalidade do energia) por que o pai e do sindicato e essas coisa de br. Mas como era a unica informaçao de la foi o que pregou na minha cabeça. Ciclo basico sao acho que 2 anos. (4 periodos) mas vou ver se puxo umas materias para terminar esse inferno (gosto do curso as pessoas que sao um saco, encontrei um moleque da mecanica que mudou pra filosofia no 5 periodo por que nao aguentava mais essa gente) mais rapido e sair do desse meio logo. (Eu tenho um odio imenso pela academia e pelos idiotas da eng[por motivos ja ditos antes])
>>7628899
How you dare, funk tambem é cultura, rio melhor cidade do mundo.
>>
>>7628919
Agora que me toquei que reescrevi esse post umas vezes e perdi a noçao da coerencia. Me desculpem.
>>
>>7628889
Top 20 no RUF. É um meme entre a galerinha brazuka - Federal boa é a que tem aula umas duas vezes por semana e um cadáver decente. Quanto ao "caro", referia-me, sim, ao elevado custo de vida na capital. Diplomados em medicina na gringolândia tem de passar no REVALIDA e serão eternamente zoados pelos que se formaram aqui no Brasil, mesmo que numa UNIESQUINA da vida.
>>
>>7628919
>>7628923

Sem problemas. Mas, enfim, tu não és o primeiro que "ouço" reclamar do nível mental dos alunos de engenharia; a vez que fui conhecer o campus de eng. em Floripa me deparei com um número absurdo de piadas ruins e gente retardada socialmente. O pior é que a turma de letras não é muito melhor, tampouco os maconheiros da tríade filosofia/sociologia/serviço social. A Academia, como dissestes, está uma bela bosta. Já sinto saudades do ensino médio.
>>
>>7628925
Não entendi muito do que disseste, perdão. Então, como ser médico no Sul? Um bom médico. Estudo não é problema, eu gosto de ler e decorar coisas. Mas, não entendo. a situação é tão ruim assim? Particulares são tão absurdarmente caras? Não seria possivel viver em alguma cidade pequena próxima e só ir a Florianópolis para e durante as aulas? Also, refazendo a pergunta sobre crime em Florianópolis.
>>
>>7628938
Sinceramente tenho pena das moças da UFSC (de qualquer uni para falar a verdade), tem muita gente escrota la e so estando do lado deles ouvindo as merdas que falam pra saber. Especialmente as calouras.
>inb4 whitenight fedoralord
>>7628942
>crime em floripa
So nao dar bobeira e ta ok. Dez vezes melhor que o nordeste (nao sei de que cidade voce é mas ja fui por ai todo quase).
>crime na ufsc
Lel, roda um dado e torce. Por que tem sequestro relampago la e a policia nao pode nem pisar la dentro pq. Tem gente sendo roubada na frente do guarda da orsegrups que nao faz nada por que "nao tenho poder de policia" (Qualquer um pode reter um cara num flagrante [esqueci o nome prisao civil ou sei la] desde que nao ponha em risco sua vida e blabla)
>opressao lol
>m-m-meu baseado moço
>opressao
>autarquia
>>7628942
Cidade proxima nao tem. Tem cidade satelite emendada que demora 4 horas de transito mesmo a 20km de distancia. Palhoça, santo antonio, biguacity... Tenho uma colega de biguaçu tadinha. (Essas cidades nao sao cidades do "interior", olha no mapa. E tipo goiania e aparecida de goiania.) Eu nao tentaria morar em outra cidade LONGE (3 onibus) so para ir ter aula apesar de algumas prefeituras alugarem um onibus para de manha e anoite levarem a galera e buscarem. Nao me recordo da cidade agora.
>como ser medico no sul, um bom medico
Do mesmo modo que se faz em qualquer outro lugar. Nao ser um babaca esnobe, nao vestir calça branca quando nao tem lab no dia so pra falar que e de medicina, estudar muito e sempre estudar mesmo depois de formado.
>>
>>7628942
Ser médico no Sul é relativamente simples. Basicamente você opta entre:

>Faculdade Pública
>Faculdade Privada

>Pública

Têm ótimas instituições no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como: UFSC, UFFS, UFRGS, UFPR, UNIOESTE, UEL, UEM e por aí vai.

Prós: Gratuitas, maior reconhecimento e chances de crescimento profissional.

Contras: O de sempre aplicável a qualquer pública.


>Privada

Aqui em SC temos a UNIVALI, a FURB e a UNIVILLE.

Prós: Nenhuma delas é ruim mesmo, tem hospitais decentes onde fazer a Residência e, por mais que não seja "o" diploma, você ainda se formará médico e, sendo competente, poderá ter um vida extremamente comfy na Serra/Litoral/Interior catarinense. Also, ótimos laboratórios.

Contras: Mensalidades acima de 4k Dilmas e subindo, menor reconhecimento e crescimento, especialmente nos grandes centros/outros estados/exterior.

Conclusão:

>Você pode virar médico aqui, sim
>Não é tão difícil
>A sua renda não cobre o custo de uma Privada sem bolsa
>A sua renda ficaria apertada caso fosse morar em Floripa e, sim, você teria de morar lá ou, no máximo, em São José (não recomendado, visto os congestionamentos constantes na ponte que liga a Ilha ao Continente)
>Estudar e coçar é só começar

P.S.

Florianópolis foi eleita a melhor capital do país para se viver (IDH) e o crime é relativamente controlado para, justamente, uma capital.

Mais alguma dúvida?
>>
>>7628970
De ante mão obrigado por responder minhas perguntas. Tenho outras, se ainda quiseres responder;

O pessoal daí não reage aos crimes? Suponho que os bandidos não sejam fortemente armados. A fama que o Sul tem no resto do Brasil é verdadeira (bichinhas incapazes de conflito)? Não suporto esquerdistas (ou direitistas) extremistas, mas sei os ignorar. Qualquer lugar, talvez apenas empatado com o Rio, é melhor que o Nordeste. Eu vivo no pior estado, em uma das piores cidades. Acredite, Nordestinos merecem toda e qualquer merda que acontecem com eles, exceções tão poucas quanto ignoráveis. Que faculdade recomenda-me? A idéia da Argentina é de fato melhor que a de SC? Farei Medicina por amor ao cargo, não por status. Não sou de ostentar nada, also. Tem muito bolsista por aí? Eu já visitei SC outras vezes, mas nem intensivamente. As pessoas são muito curiosas? Não é uma boa idéia fazer ENEM aqui e, ao acaso de boa nota, ir para uma federal daí, ou não funciona assim?
>>
>>7628970
Valeu pelas respostas, colega. Uma boa noite aí pra ti e, novamente, o melhor da sorte na faculdade e, futuramente, no mercado de trabalho. Muito obrigado, mesmo.

Durma com o Thomas Pynchon :^)
>>
>mfw elétrica, mas na PUC Minas
>mfw secretamente geléia dos federal-fags mas até que gosto de estudar lá
>>
>>7628982
Obrigado pela prestação. Sabes informar se as pontuações para entrar nas públicas foram muito altas no último vestibular divulgado? Não que sejam problema. Com faculdade adoto a mesma lógica de fitness. Pretendo realmente trabalhar fora, o mais longe do Brasil possivel. Provavelmente em Portugal, onde também tenho familia. Logo, pública seria mais viável, não?
>>
>>7628883
>implying everyone's read Os Sertões
>implying it's a good book
>implying
>implying

I fucking hate brazilian lit with it's obsession about "WHAT IS THE BR IDENTITY?? OH NOES!!" and following "Oh, I know, the poorest and most picturesque people are the true brazilian! Yes, that's good!".

I wouldn't touch Os Sertões with a 10 ft pole.
>>
>>7629013
Certamente.
Cara, a nota de corte no SISU pra UFSC eu não sei ao certo mas, cá entre nós, deve ter ficado acima dos 800. A menor nota pra medicina no último vestiba convencional ficou em 83 e pouco, com 200 e o caralho por vaga.
>>
>>7629029
>Writing in barbarian non romance language
>Using imperial measures instead of metric ones
>Shitting on João "Guinho" Rosa

wew lad, cê é um bicho muito fodido
>>
>>7629047
200 pessoas por vaga? Jesus Cristo. Well, pelo menos o gosto é melhor quando der certo. Deixe-me re-interar a pergunta, caso tenhas algum conhecimento sobre tal; seria mais viável tal faculdade ou a ''lendária segunda melhor faculdade'', na Argentina? Qualificações-wise.
>>
>>7628998
Ué se passar no enem vem. Reagir? Devem reagir, eu reagi. Mas isso é outra coisa. E sou cabra macho du goias veio. Voce é de maceio ou sao luis?, sim tem bolsista e intercambista pra dar com pau, muita gente da africa (nao é cotas lel, intercambio). Cara sobre faculdade, eu sei que especialmente vestiba de medicina e mec sao noiados, mas vale o conselho. Estuda pra caralho onde quer que voce esteja, se voce conseguir ser foda mesmo tendo uma uni de merda voce vai ser foda..
>m-m-mas meu curriculo e diploma
Se voce conseguiu ser foda antes, mas uma coisa pra superar e esfregar na cara dos outros otarios. Mas sei la, federais sao "boas",privadas sao "boas", o que conta é voce e ter alguns professores bons te guiando, se o presunto e velho e tumorento isso e pouca coisa.
>>7629047
Sim foi alta pra caralho. Mas o enem foi esquisito, até ciencias sociais teve nota alta. A ufsc ta escrota pq tem umas vagas pro vestiba umas pro sisu, aquela coisa. Acho que esse ano pulam pro lado do sisu de vez.
>>7629068
Feio esquece essa coisa de faculdade top 1 lendaria e o caralho. Isso e coisa que gente que nunca conquistou nada diz pra esconder o fracasso. "olha eu sou um bosta mas ffiz um daqueles business shitter's master's de 8 horas em stanford mesmo n tendo nada a ver com a minha area". O cara que descobriu a relaçao dos planetas exteriores e eras do gelo na terra fez o trabalho de astronomia dele numa cela mesmo sendo formado em engenharia civil e fazer represas a vida toda. (Alias milankovich que teve a ideia de represas em forma de gota d'agua)
>>
>>7629082
Concordo que faculdades não fazem o aluno. Longe de mim parecer superficial. Só quero saber todas as minhas opções e escolher a melhor. Não melhor em um só sentido, no caso o de ''glória e orgulho'', mas em todos, entende. Quero vencer no máximo de aspectos que eu conseguir. Obrigado pelas respostas. Familia imigrou para Rio Grande do Norte. Já visitei Maceió. Já quase namorei uma menina de lá, se ela não fosse psicótica e irritante. Boas pernas, porém. Já morei na Paraiba, também.
>>
>Bananil
>literatura
Somos uma piada lá fora. Mesmo nossos gigantes como Machado, Guimarães Rosa, Augusto dos Anjos são medíocres em parâmetros globais.
>>
>>7629129
>Já quase namorei uma menina de lá, se ela não fosse psicótica e irritante. Boas pernas, porém.
Anão voce sou eu. Aconteceu o mesmo comigo quando vim para florianopolix. 3.14rada completamente.
>>
You guys are going full retarded. Stop discussing your miserable academic lives. Go to BRchan instead.

Back to literature.
>>
>>7629251
Secundo. A vida universitária no Brasil não vale a pena ser discutida, estamos longe do ideal. O autodidatismo é o caminho.
>>
>>7629129
PARAÍBA MASTERRACE.

Campina Grande ftw
>>
>>7629259
alguma dica para alguém que gostaria de obter "alta cultura" em casa? não faço faculdade nem nada
>>
>>7629060
>reclama dos outros não escrevendo em português
>escreve em sua amada língua materna feito um macaco

Falei em inglês (logo, medidas imperiais) porque o anon quotado postou em inglês e não especificou nacionadalidade.

Deixando os ad hominens de lado, estamos falando de Os Sertões, não de Grandes Sertões. Não tem nada a ver com Guimarães Rosa.
>>
>>7629278
Cara, segue o Rodrigo Gurgel. Ele é um crítico literário e faz muitas sugestões e considerações sobre não só literatura, mas também a escrita (ele tem um site, google it).

memes a parte, Olavo de Carvalho é provavelmente o último bastião de alta cultura brasileira.
Ultimamente ele está puramente político, mas tente buscar as sugestões dele em como estudar, o que ler e alta cultura.

Em termos de guia geral eu recomendo fortemente: História da Literatura Ocidental de Otto Maria Carpeaux.
Deve ter alguma versão na internet, se bem me lembro a obra já está em domínio público.
>>
>>7629302
mfw olavete partner
mfw não conheço ninguém que estude com o Olavo
Faço o curso dele, não concordo com tudo (em especial ciências), mas em filosofia ele sabe regrar as coisas.
Rodrigo Gurgel é amazing though, lendo Joaquim Nabuco por recomendação dele!
>>
File: claricelispector51.jpg (19KB, 608x400px) Image search: [Google]
claricelispector51.jpg
19KB, 608x400px
I need honest opinions on Lispector, is she a hack or not?

Is Near to the wild heart worth reading?
>>
>>7629302
Carpeaux é god tier, não sabia que ele tinha um guia pra literatura em geral. Ótima sugestão.
>>
>>7629307
Eu queria fazer o seminário, mas eu estudo numa federal e a fodendo universidade me obriga a ficar de manhã e de tarde naquela porra.

Não tenho tempo pra dedicar a universidade, shit-posting no 4chan e minhas leituras. Além do tempo de comutação. ODEIO OS ÔNIBUS e suas esperas maiores que a viagem.
Pego 2 ônibus ida e 2 volta, dá pouco mais de 2 horas nessa caralha.
Se eu vou de carro levo 35 min somando ida e volta.
>>
>>7629271
>PARAIBA MASTERRACE
lol. Até os paraibanos se odeiam.
>>
>>7629313
somone please.
>>
>>7629313

good lit. worth your time.

try 'stream of life' first.
>>
Do you like Aluísio Azevedo, /lit/?
>>
>>7629316
Também estudo em Federal. Estudar numa Federal e fazer o seminário é o guia de como se tornar um esquizofrênico total.
>>
>>7619182
NOSTALGIA CARAI
>>
>>7630166
He's way too edgy.
>>
>>7631192
This, but I love his prose. Just saw the UFSC entry test and and they quoted this in one question:

>"E a mísera, sem chorar, foi refugiar-se, junto com a filha, no “Cabeça de Gato” que, à proporção que o São Romão se engrandecia, mais e mais ia-se rebaixando acanalhado, fazendo-se cada vez mais torpe, mais abjeto, mais cortiço, vivendo satisfeito do lixo e da salsugem que o outro rejeitava, como se todo o seu ideal fosse conservar inalterável, para sempre, o verdadeiro tipo da estalagem fluminense, a legítima, a legendária; aquela em que há um samba e um rolo por noite; aquela em que se matam homens sem a polícia descobrir os assassinos; viveiro de larvas sensuais em que irmãos dormem misturados com as irmãs na mesma lama; paraíso de vermes, brejo de lodo quente e fumegante, donde brota a vida brutalmente, como de uma podridão."

By far my favorite passage. Tem bastante gente aqui da UFSC, ou é o mesmo cara postando sempre?
>>
>>7631398
Eu era o cara respondendo as perguntas, acho que tinha um ou dois vestibas buttblasted ou gente fingindo que estava la. Mas acho que deve ter mais.
>>
>>7631398
E da UFPR?
>>
>>7631398
na lista de espera do SISU
>>
Cês são tudo uns viadão.
>>
File: decodificador[1].jpg (78KB, 640x478px) Image search: [Google]
decodificador[1].jpg
78KB, 640x478px
>>7630432
>TURMA DO TIGRE

>COLOCA AQUELA PARADA VERMELHA EMCIMA DAQUELE NEGOCIO TODO QUADRICULADO

>DESCUBRA O MISTÉRIO
>>
Someone should make this thread for Spanish literature. I don't speak Portuguese.
>>
>What's your favorite brazilian author?
Drummond or Machado.
>What do you think about our contemporary publications?
Unfortunately I don't read enough comtemporary writers.
>Is Mario de Andrade a hack?
No. He was great intellectual and I like his short stories.


>>7629302
>Rodrigo Gurgel
>Olavo de Carvalho
Please, fuck off, schizo.

>>7629313
No, she isn't. But I prefer The Passion According to G. H to Near the Wild Heart.
>>
>>7633411
>contemporary
Fixed.
>>
>>7633385
mkay
>>
>>7633411
>Please, fuck off, schizo.
Nunca leu Gurgel na vida.
>>
File: VIADAO.jpg (15KB, 407x305px) Image search: [Google]
VIADAO.jpg
15KB, 407x305px
>>7632921
Thread posts: 148
Thread images: 16


[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / bant / biz / c / can / cgl / ck / cm / co / cock / d / diy / e / fa / fap / fit / fitlit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mlpol / mo / mtv / mu / n / news / o / out / outsoc / p / po / pol / qa / qst / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / spa / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vint / vip / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y] [Search | Top | Home]

I'm aware that Imgur.com will stop allowing adult images since 15th of May. I'm taking actions to backup as much data as possible.
Read more on this topic here - https://archived.moe/talk/thread/1694/


If you need a post removed click on it's [Report] button and follow the instruction.
DMCA Content Takedown via dmca.com
All images are hosted on imgur.com.
If you like this website please support us by donating with Bitcoins at 16mKtbZiwW52BLkibtCr8jUg2KVUMTxVQ5
All trademarks and copyrights on this page are owned by their respective parties.
Images uploaded are the responsibility of the Poster. Comments are owned by the Poster.
This is a 4chan archive - all of the content originated from that site.
This means that RandomArchive shows their content, archived.
If you need information for a Poster - contact them.